3 dicas para controlar a ansiedade

A pandemia está alterando o equilíbrio e a saúde mental de todo mundo. A ansiedade tem sido uma preocupação real de muita gente que busca técnicas e orientações para lidar melhor com este cenário. Perguntas sobre ansiedade correspondem a um número bastante expressivo em sites de busca como o google e tiveram um aumento de 400% somente aqui no Ceará.

 

Sintomas de ansiedade como o coração acelerado, calafrios e a mente cheia de preocupações atingem um número enorme de pessoas. Mas existem algumas técnicas simples que podem ser a sua aliada no controle da ansiedade.

 

  1. Identificar o problema é metade do caminho

 

Os motivos que causam ansiedade são diversos, mas é importante identificá-los. Para tanto, fique um pouco a sós e pense no seu dia a dia. Observe se alguma mudança se aproxima, ou em qual momento do dia ou em que pessoa você pensa e que provoca ansiedade.

 

Com o motivo identificado, respire fundo, reprograme a sua mente para que fique mais tranquila e mostre a si mesmo que não há razão para tanta ansiedade. Dezenas de problemas já tiraram o seu sossego, veja que eles passaram e não há razão para que com esse novo problema seja diferente. Vai passar. 

 

  1. É fundamental manter o controle da respiração

 

Respirar corretamente atua sobre o nosso sistema nervoso, e desacelera os processos no corpo desencadeados pela tensão.

Sempre que sentir que a ansiedade está chegando, pare tudo e inspire de forma lenta até inchar a barriga. Depois, expire esse ar lentamente. Faça esse processo três vezes, depois tente voltar à respiração normal. Se a ansiedade persistir, repita até acalmar-se.

 

  1. Pratique exercícios físicos

 

Exercícios físicos são ótimos para acalmar o corpo e a mente. Enquanto nos exercitamos o corpo libera substâncias que aumentam a sensação de prazer. Além de se distrair dos problemas do dia, ainda vai melhorar o desempenho da circulação sanguínea e da própria respiração, sua parceira no controle das crises.

 

Com essas dicas em mãos a busca pelo equilíbrio está ao seu alcance. Exercite. Pode parecer complicado no início, mas com o passar do tempo, você vai dominar a arte de controlar a si mesmo.

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