Linhaça: a semente aliada da sua saúde

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A frase célebre e de autoria desconhecida “você é o que você come” não se perpetua à toa, ela explica de maneira simples processos complexos que acontecem em nosso corpo. Nosso organismo utiliza os alimentos que consumimos para realizar o metabolismo, atuar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer a energia que precisamos.

A qualidade da alimentação que mantemos é fator preponderante para o bom desempenho do organismo. Diariamente vitaminas e minerais são utilizados para manter o seu funcionamento. 

 

Além da disposição e energia, a alimentação saudável reduz a suscetibilidade a doenças como câncer, obesidade, diabetes, artrite, anemia e hipertensão. A variedade e o equilíbrio têm sido as chaves para o sucesso.

 

Há alguns anos, sementes como a linhaça ficaram populares em propostas de cardápios saudáveis. Mas o que esta semente pode fazer pela nossa saúde?

 

Essa semente possui uma série de nutrientes benéficos ao corpo. Eles ajudam no controle do colesterol e triglicérides, contribuem no combate às doenças cardiovasculares, além de ser uma fonte de magnésio, o que ajuda a controlar a diabetes. A linhaça ainda minimiza os sintomas da TPM e principalmente da menopausa.

 

  • Ômega 3 e 6 – Reduzem o colesterol ruim e aumentam a capacidade de aprendizagem e memória;
  • Fibras – Contribuem para as dietas reduzindo o apetite.
  • Proteínas – Estimulam a produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos;
  • Minerais – Regulam as reações das enzimas e atuam na manutenção dos ossos;
  • Vitamina C – Melhora a pele e estimula o sistema imunológico.
  • Vitamina E – Diminui os danos provocados pelos radicais livres, combate o envelhecimento precoce e melhora a aparência da pele e cabelos;
  • Complexo B – Auxilia na produção de energia, na manutenção da saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Combate o cansaço e a anemia.

 

Como consumir?

 

Consumir a linhaça triturada é uma ótima opção para ser acrescentada em sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, cereais, sucos ou frutas.

A linhaça pode também substituir os ovos em receitas como bolos, pães, tortas, panquecas.

 

Como substituir o ovo por linhaça

 

Passo 1:

Triture as sementes em um liquidificador ou processador até formar uma farinha.

Após triturar, você pode guardar em um frasco de vidro no congelador.

Evite comprar as sementes já trituradas uma vez que elas sofrem uma perda nutricional.

Passo 2:

Junte as sementes de linhaça moída com água. Junte uma colher de sopa de linhaça triturada com 2,5 colheres de sopa de água.

Passo 3:

Misture bem e deixe repousar por 10 minutos.

Esta receita equivale à 1 ovo. O “ovo” de linhaça confere textura e liga na massa.

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