O Hospital Cura d’Ars teve sua construção iniciada no ano de 1956, tendo como principais idealizadores do empreendimento os Monsenhores Mourão Pinheiro e André Viana Camurça. Dezesseis anos após o início de sua construção, no dia 27 de fevereiro do ano de 1972, na presença do então governador César Cals, e de diversas outras autoridades da época, o hospital foi inaugurado em Fortaleza, capital do estado do Ceará.

Ao longo dos seus quarenta anos, comemorados em 2012, o Hospital Cura d’Ars destacou-se pelas atividades relacionadas à obstetrícia, sendo a principal maternidade do estado do Ceará nas década de 1970 e início da década de 1980.

A partir dos anos 2000, já com sua gestão conduzida pela Sociedade Beneficente São Camilo, o Hospital deu início a um processo de modernização e diversificação de suas atividades, passando a atender outras especialidades médicas.

No dia 22 de Janeiro de 2016 foi inaugurado a Unidade Nogueira Acioly, totalizando 24.000m² dedicados a serviços de excelência em saúde. Novas especialidades são atendidas no hospital: Neurologia, Ortopedia e Traumatologia e Cardiologia, unidas agora a mais de 16 especialidades. Planejado de modo inteligente, a modernidade é o seu maior diferencial. Centro cirúrgico e UTI com equipamentos de ponta. O know-how dos especialistas resultou em um projeto completo, arrojado e de vanguarda. Um São Camilo mais seguro, mais humano, mais moderno e mais completo para seguir por toda vida ao seu lado.

1591

Fundação

A ordem fundada por Camilo de Léllis faz parte das fundações Humanísticas e da Caridade Evangélica da Idade Média. A companhia fundada por Camilo, que mais tarde (no ano de 1591) foi elevada ao grau de Ordem Religiosa, atualmente está presente nos cinco continentes.

1922

Chegada ao Brasil

O primeiro passo para a chegada dos Camilianos no Brasil foi dado na cidade de Roma, na Itália, no fim de junho do ano de 1922, quando os padres camilianos Inocente Radrizzani e Eugênio Dallagiocoma foram designados a cumprir a missão de fundar uma colônia dos filhos de São Camilo na cidade de Mariana, estado de Minas Gerais.

2022

100 no Brasil

No Brasil, os Camilianos atuam nas seguintes dimensões: Saúde, Educação, Social e Religiosa. No ano de 2012, ano vigente, comemoram-se 90 anos dos Camilianos no Brasil e 400 anos da morte de São Camilo de Léllis.

O nome do hospital é em homenagem ao Santo Cura d’Ars, título concedido ao padre João Maria Batista Vianney, que foi pároco da cidade de Ars, na França.

Canonizado no ano de 1925 pelo então Papa Pio XI, João Maria Batista Vianney, o Santo Cura d’Ars, foi proclamado padroeiro dos párocos, por seu exemplo de simplicidade e dedicação aos doentes, idosos, pobres, operários e crianças daquela cidade. A palavra “Cura” tem a sua origem no latim e significa “aquele que cuida”, remetendo à figura de um cuidador, pastor, protetor, guardião.

 

Hospital São Camilo Cura d’Ars
Unidade Costa Barros: Rua Costa Barros, 833
Centro – Fortaleza / CE
Unidade Nogueira Acioly: Rua Nogueira Acioly, 453
Centro – Fortaleza / CE
CEP: 60160-280 – Fone / Fax: (85) 3464.7000